Eco Wedding – Sustentável e consciente

Vamos falar de Meio Ambiente?

Quero começar essa matéria fazendo algumas observações bem pertinentes ao tema:

  • Acredite no conceito. Fazer por modismo não lhe torna uma pessoa consciente;
  • Se acreditar, não precisa executar exatamente em todos os âmbitos do casamento – seria de fato maravilhoso, mas saiba que tudo, ou o pouco, que conseguir aplicar será muito valioso.
  • Seja você e não tente doutrinar os convidados. Dê seu exemplo com as atitudes e deixe que cada um retire o melhor disso. Afinal, ninguém aqui quer ser taxado de “ecochato” certo? (Mas quer saber? Se no fundo alguém achar isso, nem merece estar no seu grande dia… hehe)
  • Optar por sustentabilidade não significa fazer um casamento em casa decorado pelos amigos, ou um casamento feito de quase nada. Significa sim “ressignificar” os padrões e criar formas de causar o menor impacto ecológico possível.

Dito isso, seguimos…

Vamos combinar que uma festa de casamento, sem o mínimo de cuidado nesse aspecto, gera bastante desse impacto que citei logo acima, impacto social e ecológico que pode sim ser minimizado.

Vamos falar um pouco sobre este caminho para sustentabilidade então!

Você já ouviu falar nos 3 R’s?

REDUZIR – Consumir menos, causar menos impacto e evitar desperdício.

REUTILIZAR – Usar o que já foi usado, reaproveitar, ter itens que possam ser lavados e guardados para servir depois para o mesmo ou outro fim.

RECICLAR – Fazer gestão de resíduos e transformar a matéria em nova matéria.

Para considerar essas diretrizes você pode:

  • Evitar materiais descartáveis
  • Diminuir a produção de lixo antes, durante e depois do casamento
  • Pensar em tudo que for executar ou consumir considerando o que é possível fazer para proteger o meio ambiente.
  • Verificar dentro do estilo do seu casamento o que pode ser reduzido, adaptado ou eliminado.
  • Evitar excesso de consumo de energia desde a montagem até a execução.
  • Valorize fornecedores locais e verifique suas políticas de sustentabilidade.
  • Pense em considerar plantar uma árvore, ou incentive seus convidados a fazer o mesmo antes e quem sabe até no espaço do casamento.

Alguns segmentos do casamento e sugestões sustentáveis pra você pensar o que é possível…

Alianças

Reutilizar alianças antigas, usar joias para fazer as alianças ou usar alianças de prata que tem um impacto menos agressivo que o ouro.

Convites

Utilizar papel reciclado, fazer com papel semente, reduzir o consumo de papel com convites menores e as informações em um site ou ainda partir para um convite 100% virtual.

Trajes

Confeccionar com fibras naturais, alugar ou usar vestidos já usados por outras noivas.

Maquiagem e Cabelo

Dar preferência para profissionais que usem materiais naturais e de qualidade, e certificar-se de usar produtos que não são testados em animais.

Buffet

Conversar com seu buffet sobre a organização da coleta seletiva, verifique a possibilidade de transformar lixo orgânico em adubo com a adoção de uma composteira, procurar um buffet que já trabalhe com uma linha eco e com o menor desperdício possível, priorize doces que possam ir para as bandejas e serem servidos sem as tradicionais forminhas, buffets vegetarianos e veganos também são uma ideia pra ser ecologicamente correto, já que a produção de carne  envolve grade impacto ambiental, e por fim utilize produtos sazonais e regionais, assim também fomentando a economia e estimulando os produtores.

Decoração

Dar preferência por flores e verdes em vasos plantados, utilizar flores da época, usar flores secas, colocar lâmpadas de LED, tentar inserir artesanatos no perfil da festa, cuidar com decoração que vai produzir muito lixo, reutilizar materiais e fazer com que seus materiais possam ser também reutilizados, se for usar flores de corte tente direciona-las após a festa para os convidados ou para instituições para serem apreciadas por mais tempo.

Lembranças

De mini vasinhos de presente, ofereça pacotinhos com itens para café da manhã, potinho de tempero ou geleias são sempre bem-vindos. Pense sempre em lembranças que não vão virar lixo, evite plásticos, nas lembranças de comer escolha fornecedores que provoquem menos impacto ambiental a exemplo dos produtores locais. Você pode também não dar lembrança e converter o valor em donativos.

Ah, algumas atitudes também podem te ajudar a salvar o planeta na hora da saída da cerimônia:

  • Não jogue arroz, os passarinhos gostam de comer e morrem engasgados.
  • Não solte balões, eles cairão onde você não tem controle e ficarão poluindo o meio ambiente.
  • Não use papel picado, vai ser difícil juntar para reciclar.

A sugestão para esse momento é jogar sementes orgânicas ou confetes feitos de folhas que encontramos caídas ao chão.

Enfim, essas são apenas algumas das opções de um conjunto imenso de ações que podem ser colocadas em prática para ativar esse movimento tão maravilhoso de preservação.

Seja verde, seja eco, seja a favor da manutenção do nosso planeta!

Com carinho e esperança em um mundo melhor,

Michelle Kuhnen

Crédito das fotos: freepic.diller, Ylanite Koppens, Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *